Este blog é o primeiro passo para a realização de um grande sonho: Ajudar crianças que precisão de um gesto de esperança! Projeto Tocando Sonhos

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tocando Sonhos



Dom,
“Deus dá a todos uma estrela.
Uns fazem da estrela um sol
Outras nem conseguem vê-las.” Helena Kolody

(Deus coloca um potencial em cada um de nós o qual precisa ser despertado)

Todos têm capacidades, talentos e facilidades em diferentes áreas (Diferentes Inteligências) que precisam ser descobertas e estimuladas. O relacionamento com a sociedade que envolve um indivíduo é de grande importância para o seu desenvolvimento. Todas as suas experiências se transformam em aprendizado, passam a ser o seu mundo e todo o seu conhecimento é formado por situações, pessoas e acontecimentos vivenciados por ele, seja de forma prática ou teórica (através de leitura, televisão, histórias contadas...). Portanto se o João, personagem da figura a cima, teve contato apenas com uma realidade de pobreza, falência de relacionamentos e violência não terá de onde retirar o conhecimento que quando aplicado se transforma em atitude para mudar a realidade que o cerca. Se João nunca conheceu alguém que o ajudou a reconhecer os seus talentos e que nunca o estimulou a praticá-los, ou ainda, que nunca lhe deu as ferramentas para aprimorá-los ele terá uma grande dificuldade para fazê-lo, se fizê-lo.

O papel do Projeto Tocando Sonhos, através dos voluntários e parceiros, é ser esta peça que atualmente falta na sociedade. Apresentar as diferentes realidades, apresentar outras possibilidades e entregar as ferramentas necessárias para que o “João” (seja ele criança ou adolescente) possa exercer os seus talentos e tenha a oportunidade de sonhar e de realizá-lo. Encontrar um objetivo de vida, uma profissão, uma filosofia de vida que contribuirá para a formação do seu caráter e, conseqüentemente, formará uma visão ampla de suas possibilidades. Acreditamos, portanto, que no decorrer e, principalmente, no final do projeto ele estará pronto para novas conquistas e para mudar a sua posição e a daqueles que o cercam em face da sociedade.

O projeto faz uso de meios práticos para alcançar este objetivo e também apresenta o caminho para diferentes profissões. Existe um ditado que diz “Se você der a um homem um peixe ele estará sempre faminto, mas se ensiná-lo a pescar ele nunca mais ficará faminto”, qualquer projeto social para ser bem sucedido, precisa aplicar este conceito para que quando o participante do projeto deixá-lo esteja apto a aplicar os conhecimentos retidos em situações reais presentes no seu cotidiano.
Luciane Padilha

Um comentário:

  1. parabéns pela iniciativa. trabalhar com crianças e adolescentes é meu forte. amo!!! também sou cordenadora de um projeto para crianças e adolescentes, mas infelizmente não faz parte da minha igreja, é um projeto que abrange mais a socialidade das crianças e da comunidade, mas é muito bom e sempre trago mensagens bíblicas para estas crianças através de teatros, músicas, desenhos, e eles aceitam bem. qualquer coisa me escreva. beijos.

    ResponderExcluir